9 ações comprovadas que deixam você mais feliz

Olá

Você se sente feliz, hoje? Está pensando se existe alguma “chave” para levar seu cérebro a ter pensamentos mais positivos? Estudiosos do comportamento apontam ações comprovadas que deixam você mais feliz.

Se você já considerou que alguma parte do sentimento de felicidade pode ser genético, você tem razão. Cientistas mostraram que há influência, sim.

A boa notícia é que você pode fazer mais, muuuito mais para se tornar mais feliz.

Vamos ver 9 atitudes e comportamentos que foram observados, avaliados e comprovados.

 

1. A Poderosa Gratidão

Quando você observa melhor sua vida, mesmo as rotinas mais difíceis do dia a dia, encontra inúmeros motivos para ser grata.

O sentimento de gratidão é tão complexo que foi identificado como um dos mais poderosos impulsionadores de felicidade que existem.

Demonstrar gratidão e se permitir sentir, provoca inúmeros fenômenos positivos na sua vida:

  • Seus relacionamentos melhoram
  • Você se sente uma pessoa mais feliz e realizada
  • Você contribui de modo muito positivo para a vida de todos os que estão ao seu redor

Já ouviu falar da “Síndrome de Vice”? Nos esportes é possível observar claramente.

Vamos pegar o exemplo do futebol. Em uma final onde o primeiro lugar é disputado, o perdedor fica com o título de “vice-campeão”. Ele é o segundo melhor time da sua cidade, do seu estado, do país ou mesmo do mundo.

E é esse o impacto? Os jogadores realmente se sentem assim?

Não. Eles PERDERAM o jogo, portanto PERDERAM o troféu mais importante. É assim que eles se sentem.

Agora, na disputa pelo terceiro lugar, o sentimento é diferente.

Nas Olimpíadas por exemplo, acontece a disputa entre o terceiro e quarto colocados na competição. Quem vence o jogo leva a medalha de bronze. Os atletas se sentem VENCEDORES, e realmente são!

Quem ganha a medalha de bronze costuma se sentir mais grato do que quem ficou em segundo lugar.

A medalha de prata é incrível, mas os atletas dificilmente enxergam dessa forma. Muitos, depois de algum tempo, conseguem reconhecer que a segunda colocação é excelente!

Então aqui vai um exercício para você praticar todos os dias: antes de dormir escreva de três a cinco coisas boas que aconteceram com você no dia. Você vai encontrar muito mais!

Seja disciplinada, não espere a vontade aparecer. Faça o exercício como uma rotina. Em apenas alguns dias você vai se sentir diferente, mais confiante. Principalmente, seu canal energético da prosperidade vai abrir!

Então lembre-se de manter o foco no que vale a pena, nas coisas positivas. Se você pular para o outro polo, os aspectos negativos, seu cérebro vai se focar somente nisso e tudo vai piorar.

Esse é o primeiro exemplo das ações comprovadas que deixam você mais feliz.

 

2. Em quê você é boa? Pratique o máximo que puder

Você já fez sua lista de qualidades? Aquelas características que você domina, que você tem orgulho positivo?

Ah… sem modéstia agora, combinadas?

Você tem SIM inúmeras, centenas de qualidades. Você é boa em muitas coisas!

Qual é sua melhor versão? O que você faz que a deixa feliz e realizada?

É isso!

Faça mais e mais vezes. Esses pontos fortes são seus “pontos de poder” e estão repletos de energias positivas que vão levá-la para frente.

Além disso, seu cérebro vai “ver” e “carimbar” mais e mais vezes cada um desses pontos. E isso é ultra mega positivo!!!

 

3. Quem você ama? Fique com eles!

Todos os tipos de amor são essenciais na vida.

Fique próxima, mantenha contato constante com essas pessoas. Seja amigável, tenha compaixão. Mesmo se você for tímida!

Compartilhe seus melhores momentos com seus amores e incentive-os a fazerem o mesmo.

E tem mais: elogie cada um deles, verdadeiramente!

A motivação é interna, é apenas sua… ninguém pode motivá-la. O que as pessoas fazem umas com as outras é incentivar, estimular, encorajar.

Faça o mesmo pelas pessoas que são caras a você. A felicidade contagia. Experimente!

 

4. Seja mais desprendida: pratique a doação

Dar mais de si mesma, doar algo que você tenha: já reparou como esses momentos são repletos de felicidade, de bem-estar?

Essa é mais uma das ações comprovadas que deixam você mais feliz.

Ajudar traz alegria:

  • Doe um pouco mais de si mesma a quem precisa.
  • Empreste seu colo e ouvido.
  • Faça coisas boas para alguém.

Tudo isso cria uma roda de felicidade indescritível, que circula por todos os aspectos da sua vida.

 

 

5. Curta, aprecie, saboreie!

A Psicologia Positiva se une à prática do Mindfulness e orienta: observe tudo ao seu redor, viva cada momento como se fosse o único (e é!!!), aprecie o que é belo, contemple a natureza.

Como você aprecia a sua vida? O que você faz no dia a dia para viver e aproveitar o momento, o presente?

Dias atrás uma pessoa comentou em uma postagem, que ser feliz no momento presente era se conformar com a vida. Aquilo me pegou de surpresa.

O objetivo é outro: é VALORIZAR o aqui e agora, prestar atenção no que há de positivo, ESCOLHER olhar o que há de bom ao redor.

Isso não é nem conformismo nem inconformismo, é observar a realidade e ver que há aspectos positivos a serem valorizados, SIM.

Saber valorizar tudo e todos os que estão ao seu redor faz parte das ações comprovadas que deixam você mais feliz.

 

ações comprovadas que deixam você mais feliz

6. Dedique-se um pouco mais a cada dia

A primeira tendência de qualquer ser humano é fazer o que é mais fácil.  O nome já diz: o fácil é simples, acessível, possivelmente descomplicado.

Massss… fazer o que é mais difícil costuma ser mais prazeroso!

Quando você transforma seus sonhos em metas, você se esforça para alcançá-las. Tudo em você se move para realizar seus objetivos.

E tem algo que se fortalece e melhora, que é essencial para sua vida: SUA AUTOESTIMA.

 

Quanto mais você se dedica a um objetivo, mais sua força interior cresce, mais sua autoestima se equilibra, mais sua felicidade aumenta.

 

7. Pratique o otimismo, sem reservas!

A Psicologia Positiva estuda profundamente o impacto do positivismo na vida do ser humano. Ela descobriu inúmeras ações comprovadas que deixam você mais feliz.

Veja alguns aspectos:

  • Você melhora sua capacidade de aprender
  • Sua saúde (física e mental) se equilibra
  • Você consegue controlar com muita eficácia suas preocupações e medos
  • Suas metas e objetivos se tornam mais claros, assim como os meios para alcança-los
  • Como o foco é positivo, seu cérebro prioriza as soluções e não os problemas
  • Você se sente mais competente
  • Sua autoconfiança melhora substancialmente
  • Sua autoestima se equilibra e aumenta
  • Os relacionamentos dão um salto de qualidade

Estamos falando sobre ações comprovadas que deixam você mais feliz. Só nesse item, você viu quantos benefícios?

 

8. Seja mais disciplinada

A disciplina é mais importante do que a motivação, muitas vezes mais do que você se dá conta. Fiz um vídeo curtinho sobre isso, VEJA AQUI.

Um dos pontos principais é que você NÃO PODE esperar a motivação aparecer para realizar suas atividades.

Sabe por que? Porque se ela não aparecer, você não vai fazer!

É por isso que você pensa em fazer atividade física e não faz. Ou quer começar sua reeducação alimentar e não começa. Ou precisa a ler todas as noites e não consegue.

Disciplina é FAZER sem esperar a vontade. É realizar, cumprir, executar, praticar, mesmo sem desejo imediato. A vontade está ligada à motivação.

 

Então a disciplina é essencial para você mudar seu padrão de pensamento e educar seu cérebro para trabalhar MELHOR para você.

Ações constantes, mesmo que pequenas, são mais efetivas do que grandes ações feitas de vez em quando.

É nas pequenas coisas realizadas no dia a dia que seu pensamento vai modificar para melhor.

 

9. Arrependimentos? Para que?

Você adquiriu o hábito de se lamentar? Pare isso agora mesmo!

A prática do “… e se…” ou “… eu gostaria de…” são terríveis! São pedaços de frases que têm o poder de arrebentar tudo o que você construiu de positivo.

Veja esses exemplos:

  • Eu queria ter feito… e não fiz.
  • Eu queria ter ficado… e não fiquei.
  • Se eu tivesse pensado… mas não pensei.
  • Eu desejei tanto… e não fui atrás.
  • Eu gostaria de ter sido… e não fui.

 

Chegamos ao final do nosso bate papo. Vimos 9 ações comprovadas que deixam você mais feliz. Comece a praticar ainda hoje… comece agora, já!

 

Quer trocar ideias sobre o texto? Tem algo preocupando sua mente ou seu coração?

Escreva nos comentários, vamos conversar!

Bjs e até!

 

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