4 razões do porquê mudar é bom pra você

Olá

A mudança é uma força muito poderosa e, por vezes, também angustiante.

Os “gatilhos” da mudança podem aparecer nas encruzilhadas da vida, onde seus alicerces se abalam e tudo o que é confortável sai do lugar. Em casos de divórcio, por exemplo, doenças, acidentes, perda do trabalho ou de uma pessoa muito querida.

Também há momentos em que os sinais que indicam que está na hora de mudar, estão camuflados ou disfarçados e você não consegue ver.

O mundo que a cerca, via de regra, encoraja você a viver o “status quo”, as aparências, a imagem, não necessariamente o que está dentro do seu coração.

O processo de mudança é diferente de pessoa para pessoa, considerando modo, tempo, qualidade e transformação efetiva.

 

Você tem direito a viver do modo que quiser, enquanto não atinja ou provoque algum dano ao próximo.

 

Então, por que você precisa mudar? O que você ganha para sua vida?

 

1. Aproveite a força que a mudança traz

Mudar é inevitável, não existe opção de controle total sobre sua vida… isso não consta no seu “manual de instruções” 🙂

Se você decidir “não se transformar”, imagine a “força” que terá que fazer para se manter “no mesmo lugar” enquanto tudo e todos ao seu redor, mudam!

Então já que você sabe que transições são inevitáveis, que as estações do ano irão ocorrer quer você queira ou não, que nada é permanente, por que deixar de viver profunda e verdadeiramente, permitindo-se alterar, para melhor, o que está ao seu redor?

Já disse Heráclito:

Nada é permanente, exceto a mudança.

 

2. Melhore o relacionamento consigo própria

A estagnação e a acomodação são resultados da ausência de aprimoramento, de desenvolvimento.

Você entra no carro e dá a partida. Se não pisar no acelerador, o carro não sairá do lugar. Assim é você.

Tenho certeza que você já se sentiu irritada ou mesmo frustrada, em algum momento da sua vida, por estar no mesmo lugar, por se sentir quase paralisada.

Por mais tentador e gostoso que seja adquirir coisas, “isto” não a fará feliz, perene, satisfeita.

 

Convide a si mesma à mudança. Veja e aceite o que é necessário transformar. Envolva seu coração, mente e corpo em cada etapa, mantendo o positivismo em alta.

 

E se você cair? Respire fundo e levante. Isso se chama resiliência e você precisará dela por toda sua vida.

 

3. Mudanças afetam todos ao seu redor

Gostaria de falar que apenas as mudanças “boas” influenciam as pessoas. infelizmente não posso. Qualquer mudança faz isso, porém vamos manter o foco positivo e o firme propósito de mudar para melhor.

Você cresce e se transforma, desenvolve a compreensão e a sensibilidade. Esse conjunto, com mais um montão de experiênciasinfluencia o modo como você as outras pessoas e o mundo que a cerca.

Sentimentos como compaixão, talvez distantes de você, começam a fazer (mais) sentido e são inseridos em sua forma de viver e tratar seu semelhante.

Mudanças trazem luz sobre relacionamentos.

Você se torna capaz de enxergar, por exemplo se está em uma relação tóxica. Sua mudança interna é a base para você se reinventar, se necessário, então vencerá esse problema porque conseguirá resolve-lo (com diálogo ou se afastando de vez) valorizando-se cada vez mais.

Quando você abraça verdadeiramente a mudança, que começa de dentro para fora, chega a hora do próximo passo: demostrar. Nesse fase aqueles que a acompanham começam a perceber suas alterações. Você será testada, questionada, talvez até ridicularizada.

Se você experimentar algo assim, sua firmeza e propósito em aproveitar o melhor que a mudança pode oferecer, serão suficientes para mantê-la na trajetória que você escolheu para si.

Uma vez que você desenvolve a consciência do movimento constante que a mudança provoca, sua “autoatualização” acontece em todas as áreas da sua vida. De temerosa, a transformação passa a ser necessária, porque é impossível viver como antes.

 

4. Vida equilibrada influencia todo o seu ser

Alcançar e manter a harmonia interior, decisões tomadas com consciência: são alguns ganhos das mudanças que você está praticando.

Hoje você é uma pessoa diferente de ontem e do que será amanhã, porque cada experiência, não importa qual seja, poderá ser compreendida e incorporada como mais uma aprendizagem. Você tem o direito (e talvez o dever) de escolher esse caminho.

Onde você vive, o que faz, com quem se relaciona, o estilo de vida que leva: tudo é importante para mantê-la equilibrada e feliz.

 

O processo de mudança leva, muitas vezes, a encruzilhadas. E nesse momento você tem escolhas.

 

Opte pelo caminho que está em harmonia com seus conceitos e valores de vida, decida o que é melhor para você.

Já que a mudança é constante, criar e se manter na zona de conforto significa perder boa parte das experiências e aprendizados.

Quando a vida a joga na parede e a faz “lagartixa”, você tem pouquíssimo controle e opções de ação.

Minha sugestão? Não espere pelas encruzilhadas da vida.

 

Provoque mudanças, seja autora, protagonista. Desafie a vida.

 

​​Vamos juntas… e de Salto Alto!

Bjs e até breve!

Izabel

 

Texto baseado no original, com tradução livre, adaptado e atualizado:

4 Reasons Why Change Is Good for You, de Victor Reyes

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 8 =